
Pela primeira vez cientistas encontraram evidências associando falta de libido à baixa longevidade. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Yamagata, no Japão, o risco de morrer de câncer, doenças cardiovasculares e outras enfermidades aumentam significativamente entre homens que não apresentam desejo sexual. Ainda que as mulheres pesquisadas tivessem duas vezes mais chances de relatar pouco interesse sexual, não foi encontrada nenhuma ligação entre baixa libido e mortalidade. Foram analisados dados de 20.969 japoneses com mais de 40 anos, sendo 8.558 homens e 12.411 mulheres. Os resultados são consistentes e relevantes para a comunidade científica, mas os responsáveis fizeram ressalvas do ponto de vista metodológico. Seria necessário aprofundar o estudo, incluindo pessoas de fora da província do Japão para avaliar se as conclusões seriam generalizáveis para o resto do mundo.
Também seria necessário incluir mais pessoas LGBTQIA+ na amostra, e ainda não foi possível apontar o motivo por trás da descoberta.
Até o momento foram levantadas duas hipóteses principais: 1) a falta de interesse sexual pode estar associada a estilos de vida pouco saudáveis; 2) ou a algum problema no sistema imunológico, neuroendócrino ou inflamatório. O que torna esses homens mais vulneráveis a doenças.
E você, o que achou desta notícia?
Instituto Puglia
Saúde do Homem
Agendamento de consultas 📲 (22) 99705-1011
Comments