Por que o urologista especialista em infertilidade é indispensável no tratamento de reprodução humana?
Em 35% dos casos, as causas da infertilidade estão relacionadas à mulher; em outros 35%, ao homem; enquanto em 20% dos casais, está relacionado a ambos os sexos, e nos 10% restantes a origem permanece desconhecida. É o que apontam dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). Ou seja: as causas de infertilidade conjugal podem ser igualmente femininas ou masculinas.
Isso significa que, sem a participação de um urologista especialista em infertilidade, o fator masculino é negligenciado. O que reduz drasticamente a capacidade de investigação do problema. Assim, diminui a chance de sucesso de tratamento e aumentam os riscos do casal se frustrar.
Portanto, é preciso tomar cuidado: antes de iniciar tratamento em uma clínica de reprodução assistida, confirme se um urologista especialista em infertilidade faz parte da equipe, que também precisa ser multidisciplinar.
A presença do urologista é fundamental desde o diagnóstico até o fim do tratamento, atuando, de acordo com cada caso, ao lado de profissionais como endocrinologista, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta pélvica. E é isso que você encontra aqui no Instituto Puglia.
INSTITUTO PUGLIA
Saúde do Homem
Comentarios